Quem Somos

You are here:

História, Formação e Desenvolvimento

Nós somos uma empresa de empreendimentos, desde 1984, prestadora de serviços e produtos para a área financeira e um banco de negócios.

Originalmente, nossas atividades estavam concentradas em produtos de engenharia financeira com o foco em empresas, nacionais e internacionais, que buscavam melhorias na rentabilidade e incremento na sua produtividade.
Eram clientes com exposição em moedas estrangeiras, importadores, exportadores, devedores de empréstimos de Dólares que buscavam proteção contra as temidas “maxi desvalorizações” da nossa moeda.

Os clientes de hoje continuam preocupados em proteger seus ativos contra variações adversas da economia, hoje globalizada, exigindo mais atenção e melhor análise de riscos. Contribuímos na analise de risco de investimento. Segurança primeiro, rentabilidade depois.

Nossa atuação no cenário atual

No cenário econômico atual e dentro do contexto de uma moeda estável, temos dirigido nossos conselhos no planejamento fiscal e na implementação qualitativa de melhorias nas fontes e usos de caixa. A recuperação gradual da economia, tanto no Brasil quanto na Europa e Ásia, trazem novas oportunidades de negócios: Fusões e Aquisições, Planejamento Sucessório e etc.

Nosso relacionamento com parceiros internacionais (Fundos e Investidores) tem sido muito importante no desenvolvimento de novos negócios em várias áreas inclusive “real state”.

 Nossa Atividade

Nossa Atividade

O Merchant Bank clássico tem sido definido como uma “Instituição Financeira Europeia”, que se engaja em “Investment Banking”, Aconselhamento, Assessoria e em Fusões e Aquisições.

A variante brasileira não é uma entidade bancária. Na verdade, o Brasil não tem “Merchant Banks”, mas entidades como o Capital Merchant Bank, que estão envolvidos na atividade de Merchant Banking.

Merchant Banking é o processo de atuar como gestor e / ou Agente de Project Finance, Fusões e Aquisições, e / ou Assessoria a clientes na “estruturação” dos financiamentos necessários para o seu projeto e / ou auxiliando-os nas suas negociações para a realização de um projeto. A partir de 1980, a atividade de Merchant Banking foi identificada em grande parte com operações de “Leverage-buy-out” e transações afins com financiamento de “Junk Bonds”, junto com alguns dos principais bancos de investimento e empresas especializadas em operações de “Leverage-Buy-Out” que dominaram a atividade das Mega Operações (geralmente acima de US$500 milhões).

Inevitavelmente, o modelo de Merchant Banking exemplificado pelos “Major Players” tornou-se emulado, embora em menor escala aqui. Banqueiros experientes com vários anos de militância em bancos, iniciaram as suas atividades formando “Boutiques para Merchant Banking” com base em suas experiências e excelente rede de contatos.

Na verdade, um “Bom” Merchant Banker tem sido entendido como aquele que combina experiência e contatos, sejam estes profissionais ou políticos. A combinação desses contatos com o capital próprio do Grupo e criatividade na estruturação de negócios é a mais importante ferramenta de mercado para dar ao cliente / gestor de qualquer Projeto, acesso ao dinheiro necessário para realizar um projeto.

Ao compromissar seus próprios recursos, CMB não age como um corretor, mas sim como o principal – aquele que, juntamente com os seus contatos, tem a capacidade de trazer à mesa os fundos necessários para realizar ou garantir, praticamente, qualquer tipo de fase do Projeto.